NOSSOS PROJETOS

1- Gênero e cidadania : formação de mulheres para a busca dos direitos humanos.  
Este projeto busca formar mulheres para o empoderamento de seus direitos , diretamente ligadas ao seus cotidiano .Por meio de encontros em bairros determinados , iremos fornecer informações das políticas publicas para que as mulheres possam alcançá-las. A formação dessas mulheres possibilitará que elas consigam entender as lutas feministas , como também exigirem seus direitos. Será apresentada a luta pelas garantias da equidade de gênero.

2- Genero, Direito, e Sexualidade: empoderamento dos sujeitos sociais.
A proposta visa refletir e analisar sobre as situações que expressam as diferenças entre os sujeitos sociais , portanto, elegemos algumas temáticas especificas para ser a meta norteadora do projeto, tais como: gênero e trabalho; efetivação dos direitos humanos; prostituição e trafico de pessoas; mídia, mulheres e sociedade de consumo; violência domestica e familiar ( Lei 11.340 - Lei Maria da Penha) ; Direitos das famílias ; aborto e (des)criminalização ; sexualidade,homofobia e homoafetividade; crimes sexuais: assedio sexual, estupro, atentado violento ao pudor e pedofilia.

 3-Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade – G-SEX  
Esta ação coordenada pela professora Doutora Maria Meire de Carvalho envolve docentes, discentes e comunidade em geral, em discussões sobre gênero, sexualidade, políticas públicas e efetivação dos direitos humanos. O grupo discute também os efeitos produzidos em corpos, a construção dos papéis que definem o mundo social em masculinos e femininos, as sociabilidades, as afetividades e ordenações sociais.Nos debates ressalta-se ainda, a violência doméstica e familiar, a homofobia,homoafetividade, o aborto e os crimes sexuais: assédio sexual, estupro, atentado violento ao pudor e pedofilia.O projeto integra ainda a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com grupos de estudos temáticos , ações com a comunidade local e a realização de pesquisas.

 4- Educando para os direitos humanos .  
O presente projeto visa fortalecer a percepção dos estudantes das escolas públicas da Cidade de Goiás sobre temas relacionados aos direitos humanos e cidadania a partir da própria vivência dos mesmos com situações de desrespeito aos direitos humanos e à cidadania, cotidianamente enfrentados por tais estudantes e pelas escolas, permitindo assim um maior empoderamento para sua atuação social em face das mencionadas violações. O projeto busca articular a extensão, o ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação integradora e transformadora entre a universidade e a sociedade.

5- Curso de formação e empoderamento das mulheres dos assentamentos da reforma agrária.
O curso de formação foi construido em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiás com objetivo de capacitar mulheres dos assentamentos para o empoderamento de seus direitos , diretamente ligados ao cotidiano rural. O curso será ministrado em quatro encontros presenciais de dez horas cada um. Em cada encontro iremos fornecer informações sobre políticas publicas para as mulheres do campo. A formação dessas mulheres possibilitará que elas consigam captar quais são seus direitos e como fazer para exercê-los.

6- UFG- Regional Goiás mais perto de você.
A interação com a comunidade externa na universidade por vezes não ocorre como gostariam a todos na universidade. Este projeto tem por base melhorar e subsidiar a extensão na regional Goiás. O projeto captara novos projetos dentre aos docentes , estimulará e auxiliará  no cadastro de novos projetos de extensão além de promover a visualidade destes projetos , divulgando fotos, colaborando com a promoção de eventos e a todas as atividades referentes a extensão na UFG na Regional Goiás.

7- Tabulando dados com o PET.
O projeto visa apoiar os alunos envolvidos na pesquisa realizada no Município de São Miguel do Araguaia na tabulação, tratamento e analise dos dados gerados pela aplicação de aproximadamente 600 questionários .

8- Projeto Mafalda.
Em construção.

Última atualização em dezembro de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário